terça-feira, 10 de agosto de 2010

3º Ano do Ensino Médio do Colégio ACM

"A era de paz e cooperação, que muitos esperavam se sguiria à vitória dos aliados na II Guerra Mundial, não resistiu até o final dos anos de 1940, tendo sido substituida pela "Guerra Fria", entre as grandes potências, e por "Guerras quentes" localizadas.
Considerando a Guerra Fria":
A) - Explique as divergências fundamentais entre as grandes potências;
B) - Relacione a "Guerra Fria" com um conflito de "Guerra Quente".

7 comentários:

  1. A) As divergências tiveram início logo após a Segunda Guerra Mundial, onde EUA e a URSS começaram a disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Dois exemplos claros são a Guerra da Coréia (1951 - 1953) e a Guerra do Vietnã (1959 - 1975).
    •Guerra da Coréia: Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
    •Guerra do Vietnã: Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista.


    B)A Guerra Fria foi um conflito ideológico direto, porém, não houve um embate militar direto entre as super potências, houve apenas Guerras Quentes localizadas em outros países com influências, mesmo que indiretas, dessas potências.

    ResponderExcluir
  2. Caiure Rocha 3 A17/08/2010, 11:21

    Letra (A) R= A grande divergência da Guerra Fria não esteve na economia, mas sim no marco ideológico, onde tínhamos de um lado os EUA claro representante da ordem mundial capitalista, e de outro lado a URSS, que representava o socialismo. As divergências ideológicas entre os dois países, acabaram gerando também divergências militares, que resultaram no que se chamou de "corrida armamentista", com o desenvolvimento de arsenais de destruição em massa (incluindo bombas atômicas), o que levou alguns a acreditarem que uma guerra real entre as duas superpotências poderia representar a destruição de todo o planeta, e a criação de organizações militares a fim de defender os interesses de ambos os lados.

    ResponderExcluir
  3. Robson dos Santos,3º ano A17/08/2010, 11:52

    As divergências era que os EUA defendiam o capitalismo e a URSS defendia o socialismo,ou seja,uma era capitalista e a outra socialista.

    A Guerra Fria foi um confronto ideologico,politico e militar e a guerra quente foram confrontos que geraram muitas mortes e foi também uma guerra sangrenta,um exemplo a Segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  4. Tailana Almeida da Silva,3º A17/08/2010, 11:57

    A democracia causou divergências na opinião pública internacional entre os capitalistas e os socialistas.E a Guerra Fria é uma modalidade de disputa pela hegemonia em que todos os países são possíveis.

    A Guerra Fria foi um confronto entre os Eua e a URSS,um exemplo de guerra quente é a Segunda Guerra Mundial.

    ResponderExcluir
  5. Magda Thaís17/08/2010, 12:33

    A) A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, enquanto os Estados Unidos tentavam influenciar outros países com o sistema capitalista que se baseava na democracia e na economia de mercado.
    B) A guerra fria foi um conflito ideologico entre EUA e URSS, ou seja não houve embate; não foi o que houve com a Coreia eo Vietnã que são exemplos de guerra quente.

    ResponderExcluir
  6. João Marcos Monteiro Gouveia 3ª17/08/2010, 12:34

    a) A maior divergência entre os dois é o seu sistema econômico, o dos EUA é capitalista, aonde o que predomina é a propriedade privada dos meios de produção, e a URSS tinha como seu sistema econômico o socialismo que tinha como característica o bem comum da sociedade e a apropriação dos meios de produção de forma coletiva.
    b) A guerra fria foi um confronto ideológico, aonde as duas superpotências EUA e URSS defendiam seus interesses políticos, na guerra fria também ouve a corrida armamentista entre vários outros países com medo do estouro de uma nova guerra, e um exemplo de guerra quente é a primeira guerra mundial e a segunda que ouve confrontos armamentistas entre países do mundo.

    ResponderExcluir
  7. THALANA PIÁGGIO07/02/2011, 14:12

    NEM PAZ, NEM GUERRA,EIS AÍ A GUERRA FRIA.(SE NÃO ESCREVO MAIS, NÃO É POR PREGUIÇA MINHA, É PARA FORÇAR CÉREBRO DE QUEM ME LÊ A RACIOCINAR)

    ResponderExcluir

Powered By Blogger