quinta-feira, 4 de março de 2010

2º Ano do Ensino Médio

O QUE É RELIGIÃO

A religião é um elemento central da experiência humana e existe em todas as sociedades conhecidas. Traços de rituais e símbolos religiosos já se evidenciam desde o tempo das sociedades antigas, das quais temos conhecimento apenas através de vestígios arqueológicos. A religião influencia de diversas maneiras a forma pela qual vemos o mundo e reagimos ao meio que nos rodeia. Por isso, Geertz afirma na obra A interpretação das culturas, que a religião é sociologicamente interessante não porque descreve a ordem social, mas porque a modela.
A palavra religião vem do latim (religione) e remete ao verbo religare, que significa a ação de ligar. Junito Brandão, em seu livro Mitologia greca, define religião como um conjunto de atitudes e atos por meio dos quais o homem se liga ao divino ou manifesta sua dependência em relação a seres invisiveis tidos como sobrenaturais. Entretanto, é preciso ter muito cuidado ao identificar a religião apenas com a crença no sobrenatural, pois há diversas religiões orientais que não há deuses, mas a valorização de ideais éticos que relacionam o crente à unidade natural do universo. Também é preciso cuidado para não identificar a religião com o monoteísmo (crença em um só Deus), pois há muitas religiões que cultuam diversas divindades.
Por constituir um fenomeno socialmente condicionado, a religião pode ser considerada historicamente transitória. Por exemplo, um individuo nascido na Europa da Idade Média dominada pelo Cristianismo tem crenças religiosas diferentes de outro nascido num sistema de castas da Índia ou mesmo numa sociedade indígenaantes da colonização portuguesa. Nesse sentido, o estudo da religião representa um desafio importante para a imaginação sociológica: ao analisar as práticas religiosas temos de interpretar crenças e rituais diferentes em diversas culturas; ao estudar o papel social da religião, temos de ser sensíveis aos ideais que inspiram as convicções dos crentes e reconhecer a diversidade de crenças religiosas variadas.
Apesar das diferenças, o ponto comum entre todas as religiões é que elas implicam um conjunto de simbolos e rituais realizados coletivamente. Aliás, há quem considere coletividade o fator principal que distingue, no âmbito da sociologia, a religião da magia. Giddens, por exemplo, em sua obra Sociologia, define magia como a tentativa individual de influenciar os acontecimentos por meio do uso de poções, cânticos ou práticas rituais, e religião corno um conjunto de crenças e práticas rituais às quais os membros de uma comunidade aderem , que envolvem simbolos ligados à reverência e à admiração.
Já Durkheim considera o aspecto coletivo das cerimônias religiosas um fator que não só diferencia a religião da magia, mas também mantém acesa a chama da fé religiosa. Segundo ele, no livro As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália, as crenças permanecem se partilhadas. É assim que elas nascem e são adquiridas. Para Durkheim, aqueles que verdadeiramente têm fé saem do isolamento e se aproximam dos outros para convencê-los, e a força de suas convicções mantém sua fé, pois, sozinha, ela enfraqueceria.

Hinduismo e budismo

A religião mais antiga é o hinduísmo, que teve origem na Índia há cerca 6.000 anos. O hinduísmo é uma religião politeísta (adota diversos deuses) e tem muitas variações em termos de cultos, práticas e orientações religiosas. Seus adeptos (os hindus) aceitam a doutrina da reencaarnaçào — que se refere ao eterno processo de nascimento, morte e renascimento. Essa doutrina, que estrutura o sistema de castas da Índia, baseia-se na crença de que as pessoas nascem numa determinada posição social por causa da natureza de suas atividades em encarnações anteriores. Ao contrário dos cristãos e dos mulçumanos, os hindus não se empenham na conversão de outros à sua crença; eles simplesmente aceitam a existência de diversas religiões diferentes.
Como o hinduísmo, o budismo tem diversas variações, só que todas partem de Siddhartha Gautama, o Buda histórico, que foi príncipe de um reinado no sul do Nepal no século VI a.C. Mas, diferentemente do hinduísmo, o budismo não tem deuses e valoriza os ideais que relacionam o crente à unidade natural do universo.
Buda, que significa “O Iluminado’) rejeitou os rituais dos hindus e a hierarquia social das castas. Segundo seus ensinamentos, os seres humanos podem escapar do sofrimento e do ciclo de reencarnação por meio da renúncia ao desejo. O budismo exerce grande influência em países do extremo Oriente como Sri Lanka, China, Japão, Coreia, entre outros. No Brasil, o budismo foi introduzido por imigrantes japoneses que chegaram ao país no início do século XX.

AS RELIGIÕES, A CIDADE E O MUNDO
Reginaldo Prancli

O Brasil contemporãneo é um país moderno, no sentido de que os ele¬mentos estruturais desta sociedade são tipicamente racionais, burocratizados. dessacralizados, isto é, próprios da civilização ocidental moderna capitalista. Contudo, algumas religiões francamente voltadas para práticas religiosas de caráter mágico vêm experimentando aqui grande sucesso. [...] Pois essas re¬ligiões que se firmam em concepções tradicionais da relação com o mundo sobrenatural, e que são correntemente consideradas próprias de sociedades mais tradicionais, quase pré-capitalistas, vêm conquistando legiões e legiões de seguidores, o que se dá, é bom frisar, também e principalmen te, nas regiões e cidades mais desenvolvidas do país. [...]
Para essa enorme parcela da população que pouco tem como e onde se expressar no movimento que dá vida à sociedade moderna, [...] a religião é de novo identidade, grupo, comunidade, amparo, auxílio,jeito de viver e lei. Essa sacralidade de tipo tradicional, densamente mágica, que, de novo, pode até mesmo ser tocada e tocar, não está mais reservada a este ou àquele velho tem¬plo ou lugar preservado no tempo, como relíquia testemunhando o passado da velha fé e reservada àqueles que não conseguiam distanciar-se definitivamente de um mundo entendido como antigo e ultrapassado [...], essa sacralidade invade a cidade.
A cidade profana e agnóstica é de novo tomada pelas criaturas de deus, e do diabo. [...]
Nas grandes e médias cidades brasileiras, e nos pequenos centros urbanos que gravitam em torno daqueles maiores, vive a maioria dos brasileiros. [...] A maioria da população que aí habita, entretanto, apenas vive, e vive mal: não há teto, emprego, nem meio de transporte para todos. [..]. Calcula-se que no fim do século metade das famílias brasileiras estará habitando barracos de favelas e cômodos de cortiços. E desde já não terão para onde ir, esses que agora mes¬mo nem sequer têm onde ficar.

PRANDI, Reginaldo. As religiões, a cidade e o mundo. In: PIERUCCI, Antônio Flávio: PRANDI, Reginaldo. A realidade social das religiões no Brasil: religiào, sociedade e política. São Paulo: Hucitec. 1996. p. 23-5.


RESPONDA ÀS QUESTÕES

1 - Qual é a contradição verificada pelo autor no primeiro parágrafo entre modernidade e tradição? Que situação ele verifica atual¬mente no país, especialmente nas grandes e médias cidades?

2 - Como Reginaldo Prandi explica o crescimento da magia nos cen¬tros urbanos brasileiros?

3 - Em que medida as condições sociais proporcionadas pelas cidades brasileiras colaboram para esse fenômeno? Justifique sua resposta.

4 - Explique, com base nas ideias do texto, a frase “a cidade profana e agnóstica é de novo tomada pelas criaturas de deus, e do diabo”.

4 comentários:

  1. Olá pessoal,
    Aproveitem o texto cmo melhor lhe convir: leia, comente, copie, etc...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. oie me manda as respostas das pergunta do texto so segundo ano !!! grtaaa!

    ResponderExcluir
  3. oie vc manda as resposta pro email seguinte: laysesabrynna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Respostas por favor: drikaadriana36@gmail.com

    ResponderExcluir

Powered By Blogger