Aos estudantes de sociologia do 1º ano do Colégio ACM. O documentário Estamira nos apresenta alguns problemas sociais, tais como: a vida dos que precisam catar lixo e dos portadores de necessidades especiais, no caso de Estamira, distúrbios mentais. Comentem o que acharam do filme. Contribuiu de alguma forma para compreensão das desigualdades sociais na nossa sociedade? Aguardo os comentários..
ESTAMIRA era uma mulher que tinha deficiência mental e para ela, ela era uma pessoa normal, deis de pequena a sua vida era catar lixo para sobreviver, era dali que tirava o seu sustento , para ela também o lixo era um desrespeito com a natureza com o disperdicio de alimentos. EU acho que para um doente mental ela era muito inteligente um pouco diferente dos outros, de tudo ela sabia um pouco, mais sò tinha um problema ela não acreditava em deus, para ela DEUS era ocupado por ela esta ali na aquele lugar.
ESTAMIRA ERA AMA MULHER QUE TINHA UMA DOENÇA MENTAL . MAS estamira era uma mulher muinto inteligente ela era muinto diferente de outras pessoas normais que se tira de bom mas nâo è nada. ESTAMIRA depois que ela foi estrupada duas vezes ela perdeu a sua fè em DEUS. ESTAMIRA falou que DEUS nâo tinha tempo para uma pessoa que se sustenta do lixo. ESTAMIRA tambem pronuciou o derespeito com a natreza.
Estamira era uma mulher com problema mentais,que morava no rancho perto do lixão.E contava sua história muito triste.Era uma mulher batalhadora que lutava pra sobrevive passava seus dias mais no lixo do que em casa enfrentava chuva e sol catando coisas que o povo não mais consumia.Para ela aquilo servia pra seu consumo e da sua família.
Estamira era uma mulher que tinha problema mental.Ela viviam no lixo trabalhando pra poder comprar o que comer.Ela era cristã,mais ao certo tempo,ela começou a perder sua fé que ela tinha em deus.Ao passar do tempo,vieram sua famílias pra poder ajudar sua mãe que tinha problema mental.E procurar um tratamento adequado pra sua mãe que tinha problema mental.
ESTAMIRA é uma mulher muito inteligente ela não é uma pessoa normal ela é doente mental desde nova ela cata lixo no lixão,mas porém ela tem a sua casa ou melhor o seu barraco ela é uma pessoa que acreditava em DEUS,mas devido aos estrupos que ocorreu com ela,ela perdeu toda a sua confiança. Todos os seus filhos falavam de DEUS pra ela e ela começava a chinga-los pois DEUS pra ela não tem importância nenhuma. Ela falava que ela estava naquela situação toda por causa de DEUS que ele não se importa com ninguém.
O filme e minto interessante mostra a verdadeira vida dos catadores de lixo. No caso de Estamira era uma mulher que tinha distúrbio mentais que catava lixo para sua sobrevivência
Estamira ela era uma Mulher portadora de necessidades esse documentario nós mostra as clase sociais, e a divisão social entre o rico e o pobre muitas pessoas ficam experdisando comida querendo comer do bom e do melhor, ela mesmo já nem ligava mais de ficar no lixão ela tinha uma casa, mais era o que ela gostava de fazer, nós seres humanos não sabemos destruir as coisas, não sabemos dividir o pão com o irmão...
Eu pode perceber que ESTA MIRA era uma pessoa normal, como qual quer pessoa, ela tinha muita fé em DEUS, e freqüentava a igreja com sua família,tinha uma vida normal.Mas depois que seu marido a abandonou e ela foi agredida fisicamente,tudo na vida dela mudou,ela virou uma pessoa doente mental.Passou a morar no li chão,trabalhando para sua sobrevivensia disputando restos de comida com animais. O filme ESTAMIRA MOSTRA A VIDA DE TODOS LIXEIROS.
Leonardo borges da silveira do 1c disse. Estãmira é uma pesoa com muitos poblemas mas não é só poque ela tem poblemas que deixa de falar averdade . ela vive nom lugar precariotrabalha nomeio do de muito lixo , cata plastico vasos etc. tem ate pessoas morando nesse devido lugar nomeio demuitas doenças e dentreoutras coisasé uma hitoria veridica que ela conta e mostra como ela vive . ela acreditava muito em Deus mas o tempo foi mudando a com vivensia com muitas coisas ruis que aconteseu na vida dela e la mudou de opinião e nãom pode ouvir falar em Deus ela é um exemplode vida para qualquer uma pessoaé estãmira..
A história nos mostra muita desiguldade.Estamira era ua mulher de defiçiência mental e trabalhava no lixão, era o que ela mais gostava de fazer. No documetário agente percebe o quanto muitas pessoas desperdisão seus alimentos muitas vezes jogam fora até sem perceber, e estamira sabia aproveitar esses elatados. Isso nos mostra o quanto existe desigualdade no mundo,enquanto umas pessoas tem muitos outros não tem nada. Estamira era ua mulher muito sofredora inclusive por causa de seu marido que a traiu e fugiu com outra mulher, as marcas de uma traição só fizeram de Estamira uma pessoa mais triste ainda Enfim esse documentário só nos fazem perceber uma vida de catadora de lixo.
Estamira era uma com grandes problemas mentais mais por si ela entedia que ela era uma pessoa normal sem nenhum problema.mais ja os parentes delas entendian de outra forma ou seja via ela com fortes problemas mentais . estamira com seua problemas chegou ate morar no lichao pois la que ela viviam algum momentos da sua vida ,istamira tabem era uma mulher que acreditava um pouco em deus mais no passar do tempo depois que aconteceu algu com ela deixou de acreditar . ent'ao podemos ver que o que se passou com estamira e algo muito triste isso mostra o que acontece com todas as pessoas como estamira isso tabm mostra um sobre a vida social.
estamira era uma mulher muito sofredora. na sua imfancia ela foi estuprada com isso ela foi creçendo pensando nisso acabou ficando doente mental ela trabalhava no lixão do rio a sua hitória era muito triste.O documentario mostra a hitória do Brasil cheio de lutas as pessoas eram obrigadas se aproveita do lixo por isso devemos valoriza o que temo.
estamira e huma pessoa doente .ja sofreu muito catando lixo a historia della e muito feia e e huma mulher que nao confia no DEUS dela quando toca no nomi de DEUS ela fica muito brava e comesa a chinga ois nomis da feios..
-eu pude ver que autamira e huma pessoa fora do normal que tem que ter cuidados medicos. pude ver tambem que ela foi enternada la ela sofreu muito mal trataram ela e ela sofreu d++ com isso .
-eu prestei atencao na parte do filmi que mais mim chamol atencao foi humas agua borbolhando que meu DEUS era muito triste ver aquillo ....
_ tudo que autamira tinha era da queli lixo que ela catava ali era a felisidade de autamira, ela dissi>aqui e minha felisidade e aqui que eu construi minha casa , entao autamira era felis com qui ela tinha en casa ...
enquanto eu vc nos esperdisamos tem muita gente que passa fomi a preucura de u ki comer eee..
-ooo fikei besta quando fi ela pegando aqueli palmito e ela coitada levou pra casa pra fazer a comida ou seja o macarao que aquela menina comeu que lanbeu ate os dedos era do lixo ...historia treste...
- eu achava autamira muito inteligente falava palavras deficil muitas palavras mesmo como ela vivia ali no meio do nada so catando loxo era pra ser dinzinformada mais nao ela era muito inteligente
ISTAMIRA e uma munlhe tem com distunbio memtal gravisimo. Ela teve algum porbremas familiares ese motivos entres abuso xesual .E paresia ser muinto sabia mesmo com suas dificuldades ela deu eseplo na guimicado lixumo entre outros. sua vida como ela mesmo falou foi muinto sofrida e hoje; ela nao ver com os olhos de sofrimento sim com ode alegria.Como ela mesma disse o no lixo nao ar apernas lixo mas si discuido ;;;;;;;;;;;;;;;
o filme de estamira mostra que a mulher era inteligente depois que ela sofreu um estrupo ela ficou com problema mental ela ficou.o filme acompanha a vida de uma mulher que olha o mundo através de seu trabalho.Estamira nos surpreende com inúmeros excessos:da miséria ,da dor,da negligẽncia,da vilẽncia,do abuso sexual,das toneladas de lixo que chegam diariamente no aterro.
eu pode ver quer no filme Estamira que ela era uma mulher que tinha fé em deus mas um dia ela foi estuprada ela perdeu a fé em Deus e passou a ter uma certa deficiência mental e passou a catar lixo mas uma coisa que mim chamou atenção foi que ela nunca desistiu dos seus sonho ela sonhava em ser feliz e ajudar daquele que não tinha condição para sobre viver.
este filme deixa para a sociedade que mesmo com as suas dificuldade nunca desista de seus sonho ou de ajuda o próximo .
ESTAMIRA era uma mulher que tinha uma doença mental por te sido estrupada duas vezes , e por te sido abandonada pelo marido . ela acreditava muinto em deus de tanto acomteser esas coisa com ela ;ela passou a ter raiva de deus. ela acha que é um ser de uotro mundo,Estamira é uma lisão de vida para qualquer pessoa.
o filme de Estamira nos revela a triste e emocionante historia de uma mulher batalhadora que ganha a vida catando lixo, Estamira sofre de uma doença mental , mas mesmo assim ela é uma mulher que dar lição de moral em qualquer um, principalmente quando nela fala do lago poluído, estamira acreditava muito em deus até que dia na sua infançia ela foi estrupada duas vezes, desse dia pra cá ela deixou de acreditarem e a odiar a deus ela não gosta que seus quatros filhos fala de deus quando eles pronucia esse nome ela briga e até mesmo chinga eles.mesmo ela sendo uma catadora de lixo ela não se envergonha, pois é com essa vida que ela pretende ajudar a o próximo. Estamira deixa uma lição para todos nós "em vez de nós jogarmos os objetos fora só porque esta rasurado ou com defeito porque não darmos pra quem necessita ou faça uma reciclagem , pois se você não precisa lá na frente outros pessoas precisa mas do que nós. devemos ajudar o próximo"
ESTAMIRA era uma mulher normal era religiosa ia pra igreja frequentimente mas depois que ela foi estuprada duas vezes e espancada ela passou a dizer que DEUS não existia pois na ora que ela precisou de DEUS não o ajudou, ela fala que ela e mas que DEUS e que ela e sobre todas as coisas. ENGANO dela, pois não existe ninguém que e melhor que DEUS. DEUS e melhor coisa em nossa vida pois se não fosse ele não existiríamos.
ESTAMIRA era uma mulher de idade que sofria de problemas mentais, ela vivia catando lixo para o seu sustento,ela vivia em um barraco de taipa. ela acreditava muito em Deus,depois de ser estuprada 2 vezes perdeu sua fé. e quando seus filhos falavam no nome de Deus ela ficava aborrecida e começava a provocar com eles dizendo que Deus era o trocadilho. o filme conta a historia real de Estamira. ela é um exenplo de vida para qualquer pessoa.
Estamira era uma mulher que morava perto do lixão,dizia que se sentia feliz naquele lugar.Estamira catava lixo para fazer reciclagem e catava coisas enlatado para colocar na comida.ela dizia que um dia iria ajudar as pessoas; pois as pessoas nessecitava dela.Ela acreditava muito em deus,algum tempo depois ela foi estrupada duas vezes e ficou doente mental,seus Irmãos queria interna-lá, mas ela não queria.A mãe de Estamira também era dente mental e tava internada,um dia Estamira foi visitar a mãe e viu que o braco da mãe estava todo rocho,Estamira perguntou o que tinha sido aaquele rocho no braco?A mãe respondeu que foi os homens qque tinha batido nela.No finaal do filme acabou que Estamira não foi internada e cooontinuou doente.
estamira foi uma pessoa com distúrbio metal,mas aguando ela foi estrupada,ela perdeu sua fé em Deus ,ela dizia que Deus era ocupado de tudo que acontece na sua vida ,mas estamira também era como os outros ela lutava por seu pau de cada dia como as outras pessoas mas seu trabalho era no lixão.
filme fala de uma mulher religiosa que vivia trabalhado mais depois que ela foi estuprada ela ficou com doença metal não acreditavam em Deus pois ela falava que Deus estava sempre ocupado. Ela vivia no lixão catavam lixo . Quando ela foi fazer enxame com o medico ela não gostou .
O documentário mostrar a realidade do mundo que vivemos hoje, as desigualdades social, é muito grande, hoje quem tem condições de vida melhor pode pagar uma escola particular, pode ter algumas coisas melhores, hoje não sabemos valorizar o que temos nas nossas casas o que recebemos, o que temos. Estamira ela sim sabia valorizar as coisas pois o que ela tinha era muito pouco mais ela vivia muito feliz, por que ela tinha pelo menos alguma coisa para comer, uma roupa para vestir... Esse documentário nós mostrar o verdadeiro apocalpise, e alguns problemas sociais.
O documentário nós relata a historia de uma mulher que não tinha boas condições de vida, e mostra que os er humano te a capacidade de pensar, de agir de forma contrária á padrão e se manterem intectualmente ativas. Por exemplo a desiguldade social que tem causado o crescimento de crianças, jovens sem preparaçam para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, ás vezes não porque querem mais sim por não terem alternativas.
"Estamira" relata fielmente a vida de uma senhora tachada como louca pela família e médicos, porém de uma lucidez incrível. Mulher simples de vida difícil que encontra no lixão uma possibilidade de sobrevivência. Essa senhora de 62 anos de idade renega a Deus por diversas razões e é capaz de explicar todos os fenômenos naturais e humanos de forma lúcida, eloqüente e ao mesmo tempo questionadora. Ela é uma prova de que as pessoas têm sim a capacidade de pensar e agir de forma contrária à padrão e se manterem intelectualmente ativas, embora os psicanalistas que a tratam discordem desse conceito preferindo dopá-la à ouvi-la. Estamira não é uma mulher estudada, pelo contrário, mal sabe ler já que durante a infância passou por maus bocados que, no decorrer do documentário, servem para explicar suas “crenças” e instabilidade emocional. Apesar de falar sozinha, ouvir vozes e se referir a Deus com os piores palavrões, ela é uma figura muito carismática e respeitada no lixão. Depois de sofrer estupros, se prostituir, ser traída em dois casamentos, se distanciar da filha mais nova, ser mendiga e alcoólatra, esta mulher encontrou no local a socialização, amizade e respeito que nunca teve na vida. Estamira é consciente e sabe que é diferente. Ela sabe que perde o controle e sofre por não poder controlar a sua dor e a sua tristeza de constatar a hipocrisia do mundo e dos que a cercam. Talvez a sua chamada doença mental seja um grito de sinceridade repleto de transparência . Talvez o seu sofrimento represente a sua desistência de tentar mudar os seres humanos imutáveis, fúteis e egoístas. Ser verdadeira é ser louca. Ser espontânea é ser burra e inconseqüente. Manipular o próximo usando as suas fraquezas e vulnerabilidades parece hoje sinônimo do sucesso. Estamira não quer manipular não quer deixar de ser espontânea e sincera. Sua fúria aparece quando a sua impotência também aparece. Estamira é verdade. Estamira é o modelo do que a sociedade chama de loucura, do que a sociedade para se defender chama de insanidade mental. Mas, Estamira é o retrato da dignidade , da decepção e da descoberta do poder da manipulação e do egoísmo dos seres humanos. O filme fala mais sobre o lixo em si, e a desigualdade e preconceito social, que existe em qualquer lugar, ate mesmo onde não ha moralidade ou argumento para se criticar uma pessoa, e a julgar, por suas vestes, comportamento e ate mesmo por sua vida.
O filme quis nos mostrar um pouco sobre a vida de Estamira. Ela tinha uma vida muito sofrida devido o seu problema mental. Durante a sua juventude sofreu abusos.Quando o assunto era Deus ela se irritava, pois não acreditava na existência de Deus. Ela dizia ser sábia!Ela era capaz de explicar fenômenos naturais e humanos com extrema lucidez que nem pessoas que estudam conseguem explicar. Estamira era muito inteligente e odiava hipocrisia e falsidade. Era muito respeitada e admirada por seus parceiros do lixão, de onde tirava parte do deu sustento. Estamira trabalhava no lixão e então só vivia rodeada por varios urubus naquele lugar onde passava quase o dia inteiro. Ela ficava lá, pois era onde ela se sentia feliz e a vontade, era o lugar onde ela ficava perto dos amigos e não se aborrecia tanto quanto se aborrecia em casa com seus familiares. Ela encontrava no lixão exemplos do disperdício das pessoas que tinham de mais e não aproveitavam, o que era bom para ela que conseguia aproveitar e se sustentar. Enfim foi até essa conclusão que Jovana e Cassiele chegaram!!!!!
estamira e um exemplo de vida para todos nós, apesar de ter uma deficiência mental,ela tem um pensamento e inteligência excelente, apesar de suas necessidades ela e uma pessoa feliz que consegue se manter com restos de alimentos que achamos que naõ serve mais,e as vezes se estressa em achar que deus e bom e aceita o sofrimento de tantas pessoas.
Estamira uma mulher de 63anos.Uma senhora que sofre defiência mental.Ela é assim porque na sua juventude sofreu muito ,foi estrupada,foi casada seu marido muito mulherengo então tudo isso colaborou para sua deficiência.Apesar de ser uma mulher depressiva ela revelava muitas verdades para o mundo,porém muitas pessoas não acreditava devido seu problema.Estamira uma mlher que sobrevivia com restos de alimentos catado no lixo,ela era a mais respeitada pelos seus colegas de trabalho.Ela tinha orgulho de catar lixo era uma mulher muito feliz.Também esse filme mostra a desigualdade social enquanto muitos tem muito outros não tem nada como mostra o caso da Estamira não tem nada e nem por isso ela deixa de ser feliz.O ser humano quanto mais tem que ter vendo que outros não tem nem uma boa moradia.Mostra o desperdício das pessoas as vezes temos tanto que jogamos coisas no lixo sem precisão,sabendo que existe muitas pessoas que tem necessidade das coisas que jogamos fora.Nós seres humanos temos que dá valor nossos bens materiais,porque quanto mais temos queremos ter mais ainda.Tiro esses exemplos da senhora Estamira que é uma pobre senhora.
O documentário relata as desigualdades sociais no mundo em que vivemos. Atualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade as rendas estão mal distribuidas, não é correto algumas pessoas denominadas milionários e bilionários ganhando tudo isso em um mês e enquanto isso pessoas ,passando fome na rua, sem onde dormir, expostas a violência morando debaixo duma ponte, isso não é justo. Isso não é vida! Ninguém e melhor que ninguém, mas não é assim que as pessoas que tem melhores condições de vida pensam pois elas são arrogantes, se acham superiores melhores em relação aos outros. Estamira mostrar a vida de muitas pessoas que não tem um lar, o pão de cada dia, e que hoje ninguém é melhor que ninguém, apenas tem uma condição de vida melhor.
O documentário de EStamira mostra que vivemos no mundo cheio de desigualdade social, principalmente no Brasil que é uma da maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na familia devido a uma série de conseqüências causada pela falta de dinheiro. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para um futuro melhor, hoje vivemos ne um mundo cheio de pré-conceito racial e social com pessoas que tem melhores condições de vida achando que podem ficar humilhando o seu próximo com a falta de respeito social.
O documentário de EStamira mostra que vivemos no mundo cheio de desigualdade social, principalmente no Brasil que é uma da maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na familia devido a uma série de conseqüências causada pela falta de dinheiro. A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para um futuro melhor, hoje vivemos ne um mundo cheio de pré-conceito racial e social com pessoas que tem melhores condições de vida achando que podem ficar humilhando o seu próximo com a falta de respeito social.
Debora Eduardo do 1ªB dissse: - No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros. Percebemos na boca de Estamira o poder da palavra, sua indignação diante das violências que sofreu, mas, sobretudo, o poder de criação e resistência de seu testemunho.
Atualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade, as rendas estão mal distribuídas, nao é correto algumas pessoas denominadas milionários ,bilionários ganharem milhões em somente um mês, e pessoas passando fome na rua, sem aonde dormir, expostas a violência morando debaixo duma ponte, catando lixo, isso nao é justo,isso nao é vida! A história de Estamira, mulher simples de vida difícil que encontra no lixão uma possibilidade de sobrevivência. Ela é uma prova de que as pessoas têm sim a capacidade de pensar e agir de forma contrária à padrão e se manterem intelectualmente ativas.
Por isso que a Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica dominante. Ela traz estudos e caminhos diferentes para a explicação da realidade social.
Valeu apena assistir o filme porque ele nos faz ter uma visão sobre a vida que temos faz com que cada um valorize a vida e não queira jamais esta na situação que Estamira se encontra. Vivendo apenas do que é encontrado no lixo e perder a fé em DEUS devido ter passado por tanto coisa ruim.Retrata a história de uma mulher sofredora, que passou por vários problemas como traição e estupro e que hoje encontra refugio nos seus delírios ou até mesmo criou seu próprio mundo para amenizar a sua dor.
haleff e hendril 1°c O filme nos ralata sobre a dificil vida de estamira. Ela tinha a vida muito sofrida de abuso,devido a seu problema mental não acreditava em Deus,ela explicava fenõmenos naturais, de uma certa forma que pareçia saber muito mais parecendo ciêntistas estudados nos estranjeiros,ela não gostava de falsidade.ela tinha vario amigos no lixão onde passava maior parte do seu dia era onde ela conseguia seu sustento.ela se sentia feliz naquele ambiente pois ficava perto dos amigos. obs.''Estamira'' na nossa comcepção queria ser maior que Deus pois quando chovia ou trovejava ela falava que era ela quem provocava com sua raiva ou ira.
EMILY CORREIA este filme nos passa um pouquinho da historia da nossa sociedade. pos no mundo que nos vivemos hoje as pessoas que são de classe baixa sofrem muito preconceito a ponto de desistirem dos seus ideais. estamira foi uma pessoa que sofreu muito com preconceito pela sua condissão financeira vemos que desde pequena ela ja era uma pessoa que passava por sofrimentos pois quando menor ela ja havia sofrido abuso sexual por seu pai e como acontece nos dias atuais onde so vimos maldade.......
Estamira é uma Senhora que sogreu com o seu passado. Por conta do seu passado ela acabou sendo portadora da deficiência Mental, por ter sido estrupada quando era jovem. Ela perdeu a fé em Deus e passou acreditar em se própria ela diz coisas como se soubesse tudo ocontece no mundo. Ela não tem condições de se mater então todos os dias ela ía para o lixão e ela procurava o que comer, todos os dias ela sai com o saco vazio e voltava cheio. Seus filhos que moram em outra casa vai visitar-lá e quando um dos seus filhos fala de Deus ela xinganva e fala como se Deus não existesse.
O homen ao se encontrar em uma realidade como a desigualdade social, apostam que tudo poderiam se evitado se o ser supremo "Deus"os ajudasse mas nãõ param para perceber que o homen eo causador de tudo isso eo propio homen e as suas atitudes prejudicam a si mesmo porque somos oque a vida nos transforma, no filme Estamira pude observa que ela ao viver na realidade que vive julga a Deus por todos os males que lhe acontece em sua vida.
Aos estudantes de sociologia do 1º ano do Colégio ACM. O documentário Estamira nos apresenta alguns problemas sociais, tais como: a vida dos que precisam catar lixo e dos portadores de necessidades especiais, no caso de Estamira, distúrbios mentais.
ResponderExcluirComentem o que acharam do filme. Contribuiu de alguma forma para compreensão das desigualdades sociais na nossa sociedade? Aguardo os comentários..
Abraços
Carlos
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirESTAMIRA era uma mulher que tinha deficiência mental e para ela, ela era uma pessoa normal, deis de pequena a sua vida era catar lixo para sobreviver, era dali que tirava o seu sustento , para ela também o lixo era um desrespeito com a natureza com o disperdicio de alimentos.
ResponderExcluirEU acho que para um doente mental ela era muito inteligente um pouco diferente dos outros, de tudo ela sabia um pouco, mais sò tinha um problema ela não acreditava em deus, para ela DEUS era ocupado por ela esta ali na aquele lugar.
ESTAMIRA ERA AMA MULHER QUE TINHA UMA DOENÇA MENTAL .
ResponderExcluirMAS estamira era uma mulher muinto inteligente ela era muinto diferente de outras pessoas normais que se tira de bom mas nâo è nada.
ESTAMIRA depois que ela foi estrupada duas vezes ela perdeu a sua fè em DEUS.
ESTAMIRA falou que DEUS nâo tinha tempo para uma pessoa que se sustenta do lixo.
ESTAMIRA tambem pronuciou o derespeito com a natreza.
Estamira era uma mulher com problema mentais,que morava no rancho perto do lixão.E contava sua história muito triste.Era uma mulher batalhadora que lutava pra sobrevive passava seus dias mais no lixo do que em casa enfrentava chuva e sol catando coisas que o povo não mais consumia.Para ela aquilo servia pra seu consumo e da sua família.
ResponderExcluirEstamira era uma mulher que tinha problema mental.Ela viviam no lixo trabalhando pra poder comprar o que comer.Ela era cristã,mais ao certo tempo,ela começou a perder sua fé que ela tinha em deus.Ao passar do tempo,vieram sua famílias pra poder ajudar sua mãe que tinha problema mental.E procurar um tratamento adequado pra sua mãe que tinha problema mental.
ResponderExcluirESTAMIRA é uma mulher muito inteligente ela não é uma pessoa normal ela é doente mental desde nova ela cata lixo no lixão,mas porém ela tem a sua casa ou melhor o seu barraco ela é uma pessoa que acreditava em DEUS,mas devido aos estrupos que ocorreu com ela,ela perdeu toda a sua confiança.
ResponderExcluirTodos os seus filhos falavam de DEUS pra ela e ela começava a chinga-los pois DEUS pra ela não tem importância nenhuma.
Ela falava que ela estava naquela situação toda por causa de DEUS que ele não se importa com ninguém.
O filme e minto interessante mostra a verdadeira vida dos catadores de lixo. No caso de Estamira era uma mulher que tinha distúrbio mentais que catava lixo para sua sobrevivência
ResponderExcluirEstamira ela era uma Mulher
ResponderExcluirportadora de necessidades
esse documentario nós mostra
as clase sociais, e a divisão social
entre o rico e o pobre muitas pessoas ficam experdisando
comida querendo comer do bom e do melhor,
ela mesmo já nem ligava mais de ficar no lixão ela tinha uma casa, mais era o que ela gostava de fazer, nós seres humanos não sabemos
destruir as coisas, não sabemos dividir o pão com o irmão...
Eu pode perceber que ESTA MIRA era uma pessoa normal, como qual quer pessoa, ela tinha muita fé em DEUS, e freqüentava a igreja com sua família,tinha uma vida normal.Mas depois que seu marido a abandonou e ela foi agredida fisicamente,tudo na vida dela mudou,ela virou uma pessoa doente mental.Passou a morar no li chão,trabalhando para sua sobrevivensia disputando restos de comida com animais.
ResponderExcluirO filme ESTAMIRA MOSTRA A VIDA DE TODOS LIXEIROS.
Leonardo borges da silveira do 1c disse.
ResponderExcluirEstãmira é uma pesoa com muitos poblemas mas não é só poque ela tem poblemas que deixa de falar averdade .
ela vive nom lugar precariotrabalha nomeio do de muito lixo , cata plastico vasos etc.
tem ate pessoas morando nesse devido lugar nomeio demuitas doenças e dentreoutras coisasé uma hitoria veridica que ela conta e mostra como ela vive .
ela acreditava muito em Deus mas o tempo foi mudando a com vivensia com muitas coisas ruis que aconteseu na vida dela e la mudou de opinião e nãom pode ouvir falar em Deus ela é um exemplode vida para qualquer uma pessoaé estãmira..
Verônica e Nailana 1 ano c
ResponderExcluirA história nos mostra muita desiguldade.Estamira era ua mulher de defiçiência mental e trabalhava no lixão, era o que ela mais gostava de fazer.
No documetário agente percebe o quanto muitas pessoas desperdisão seus alimentos muitas vezes jogam fora até sem perceber, e estamira sabia aproveitar esses elatados. Isso nos mostra o quanto existe desigualdade no mundo,enquanto umas pessoas tem muitos outros não tem nada.
Estamira era ua mulher muito sofredora inclusive por causa de seu marido que a traiu e fugiu com outra mulher, as marcas de uma traição só fizeram de Estamira uma pessoa mais triste ainda
Enfim esse documentário só nos fazem perceber uma vida de catadora de lixo.
Estamira era uma com grandes problemas mentais
ResponderExcluirmais por si ela entedia que ela era uma pessoa normal
sem nenhum problema.mais ja os parentes delas entendian de outra forma ou seja via ela com fortes problemas mentais . estamira com seua problemas chegou ate morar no lichao pois la que ela viviam algum momentos da sua vida ,istamira tabem era uma mulher que acreditava um pouco em deus mais no passar do tempo depois que aconteceu algu com ela deixou de acreditar . ent'ao podemos ver que o que se passou com estamira e algo muito triste isso mostra o que acontece com todas as pessoas como estamira isso tabm mostra um sobre a vida social.
estamira era uma mulher muito sofredora. na sua imfancia ela foi estuprada com isso ela foi creçendo pensando nisso acabou ficando doente mental ela trabalhava no lixão do rio a sua hitória era muito triste.O documentario mostra a hitória do Brasil cheio de lutas as pessoas eram obrigadas se aproveita do lixo por isso devemos valoriza o que temo.
ResponderExcluirestamira e huma pessoa doente .ja sofreu muito
ResponderExcluircatando lixo a historia della e muito feia
e e huma mulher que nao confia no DEUS dela quando
toca no nomi de DEUS ela fica muito brava e comesa
a chinga ois nomis da feios..
-eu pude ver que autamira e huma pessoa fora do normal
que tem que ter cuidados medicos.
pude ver tambem que ela foi enternada la ela sofreu muito mal trataram ela e ela sofreu d++ com isso .
-eu prestei atencao na parte do filmi que mais mim chamol atencao foi humas agua borbolhando que meu DEUS era muito triste ver aquillo ....
_ tudo que autamira tinha era da queli lixo que ela catava ali era a felisidade de autamira, ela dissi>aqui e minha felisidade e aqui que eu construi minha casa , entao autamira era felis com qui ela tinha en casa ...
enquanto eu vc nos esperdisamos tem muita gente que passa fomi a preucura de u ki comer eee..
-ooo fikei besta quando fi ela pegando aqueli palmito
e ela coitada levou pra casa pra fazer a comida ou seja o macarao que aquela menina comeu que lanbeu ate os dedos era do lixo ...historia treste...
- eu achava autamira muito inteligente falava palavras deficil muitas palavras mesmo como ela vivia
ali no meio do nada so catando loxo era pra ser dinzinformada mais nao ela era muito inteligente
foi isoo que eu intendi do filmi
autamira..
ISTAMIRA e uma munlhe tem com distunbio memtal gravisimo. Ela teve algum porbremas familiares ese motivos entres abuso xesual .E paresia ser muinto sabia mesmo com suas dificuldades ela deu eseplo na guimicado lixumo entre outros. sua vida como ela mesmo falou foi muinto sofrida e hoje; ela nao ver com os olhos de sofrimento sim com ode alegria.Como ela mesma disse o no lixo nao ar apernas lixo mas si discuido ;;;;;;;;;;;;;;;
ResponderExcluiro filme de estamira mostra que a mulher era inteligente depois que ela sofreu um estrupo ela ficou com problema mental ela ficou.o filme acompanha a vida de uma mulher que olha o mundo através de seu trabalho.Estamira nos surpreende com inúmeros excessos:da miséria ,da dor,da negligẽncia,da vilẽncia,do abuso sexual,das toneladas de lixo que chegam diariamente no aterro.
ResponderExcluireu pode ver quer no filme Estamira que ela era uma mulher que tinha fé em deus mas um dia ela foi estuprada
ResponderExcluirela perdeu a fé em Deus e passou a ter uma certa deficiência mental e passou a catar lixo mas uma coisa que mim chamou atenção foi que ela nunca desistiu dos seus sonho ela sonhava em ser feliz e ajudar daquele que
não tinha condição para sobre viver.
este filme deixa para a sociedade que mesmo com as suas dificuldade nunca desista de seus sonho ou de ajuda o próximo .
ESTAMIRA era uma mulher que tinha uma doença mental
ResponderExcluirpor te sido estrupada duas vezes , e por te sido
abandonada pelo marido .
ela acreditava muinto em deus de tanto acomteser
esas coisa com ela ;ela passou a ter raiva de deus.
ela acha que é um ser de uotro mundo,Estamira é uma
lisão de vida para qualquer pessoa.
o filme de Estamira nos revela a triste e emocionante historia de uma mulher batalhadora que ganha a vida catando lixo, Estamira sofre de uma doença mental , mas mesmo assim ela é uma mulher que dar lição de moral em qualquer um, principalmente quando nela fala do lago poluído, estamira acreditava muito em deus até que dia na sua infançia ela foi estrupada duas vezes, desse dia pra cá ela deixou de acreditarem e a odiar a deus ela não gosta que seus quatros filhos fala de deus quando eles pronucia esse nome ela briga e até mesmo chinga eles.mesmo ela sendo uma catadora de lixo ela não se envergonha, pois é com essa vida que ela pretende ajudar a o próximo.
ResponderExcluirEstamira deixa uma lição para todos nós "em vez de nós jogarmos os objetos fora só porque esta rasurado ou com defeito porque não darmos pra quem necessita ou faça uma reciclagem , pois se você não precisa lá na frente outros pessoas precisa mas do que nós.
devemos ajudar o próximo"
ESTAMIRA era uma mulher normal era religiosa ia pra igreja frequentimente mas depois que ela foi estuprada duas vezes e espancada ela passou a dizer que DEUS não existia pois na ora que ela precisou de DEUS não o ajudou, ela fala que ela e mas que DEUS e que ela e sobre todas as coisas.
ResponderExcluirENGANO dela, pois não existe ninguém que e melhor que DEUS. DEUS e melhor coisa em nossa vida pois se não fosse ele não existiríamos.
ESTAMIRA era uma mulher de idade que sofria de problemas mentais,
ResponderExcluirela vivia catando lixo para o seu sustento,ela vivia em um barraco de taipa.
ela acreditava muito em Deus,depois de ser estuprada 2 vezes perdeu sua fé.
e quando seus filhos falavam no nome de Deus ela ficava aborrecida e começava a provocar com eles dizendo que Deus era o trocadilho.
o filme conta a historia real de Estamira.
ela é um exenplo de vida para qualquer pessoa.
Estamira era uma mulher que morava perto do lixão,dizia que se sentia feliz naquele lugar.Estamira catava lixo para fazer reciclagem e catava coisas enlatado para colocar na comida.ela dizia que um dia iria ajudar as pessoas; pois as pessoas nessecitava dela.Ela acreditava muito em deus,algum tempo depois ela foi estrupada duas vezes e ficou doente mental,seus Irmãos queria interna-lá, mas ela não queria.A mãe de Estamira também era dente mental e tava internada,um dia Estamira foi visitar a mãe e viu que o braco da mãe estava todo rocho,Estamira perguntou o que tinha sido aaquele rocho no braco?A mãe respondeu que foi os homens qque tinha batido nela.No finaal do filme acabou que Estamira não foi internada e cooontinuou doente.
ResponderExcluirestamira foi uma pessoa com distúrbio metal,mas aguando ela foi estrupada,ela perdeu sua fé em Deus ,ela dizia que Deus era ocupado de tudo que acontece na sua vida ,mas estamira também era como os outros ela lutava por seu pau de cada dia como as outras pessoas mas seu trabalho era no lixão.
ResponderExcluirfilme fala de uma mulher religiosa que vivia trabalhado
ResponderExcluirmais depois que ela foi estuprada ela ficou com doença
metal não acreditavam em Deus pois ela falava que Deus
estava sempre ocupado. Ela vivia no lixão
catavam lixo . Quando ela foi fazer enxame
com o medico ela não gostou .
O documentário mostrar a realidade do mundo
ResponderExcluirque vivemos hoje, as desigualdades social, é muito grande, hoje quem tem condições de vida melhor pode pagar uma escola particular, pode ter algumas coisas melhores, hoje não sabemos valorizar o que temos nas nossas casas o que recebemos, o que temos. Estamira ela sim sabia valorizar as coisas pois o que ela tinha era muito pouco mais ela vivia muito feliz, por que ela tinha pelo menos alguma coisa para comer, uma roupa para vestir...
Esse documentário nós mostrar o verdadeiro apocalpise, e alguns problemas sociais.
O documentário nós relata a historia de uma mulher que não tinha boas condições de vida, e mostra que os er humano te a capacidade de pensar, de agir de forma contrária á padrão e se manterem intectualmente ativas.
ResponderExcluirPor exemplo a desiguldade social que tem causado o crescimento de crianças, jovens sem preparaçam para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, ás vezes não porque querem mais sim por não terem alternativas.
"Estamira" relata fielmente a vida de uma senhora tachada como louca pela família e médicos, porém de uma lucidez incrível.
ResponderExcluirMulher simples de vida difícil que encontra no lixão uma possibilidade de sobrevivência.
Essa senhora de 62 anos de idade renega a Deus por diversas razões e é capaz de explicar todos os fenômenos naturais e humanos de forma lúcida, eloqüente e ao mesmo tempo questionadora. Ela é uma prova de que as pessoas têm sim a capacidade de pensar e agir de forma contrária à padrão e se manterem intelectualmente ativas, embora os psicanalistas que a tratam discordem desse conceito preferindo dopá-la à ouvi-la.
Estamira não é uma mulher estudada, pelo contrário, mal sabe ler já que durante a infância passou por maus bocados que, no decorrer do documentário, servem para explicar suas “crenças” e instabilidade emocional.
Apesar de falar sozinha, ouvir vozes e se referir a Deus com os piores palavrões, ela é uma figura muito carismática e respeitada no lixão. Depois de sofrer estupros, se prostituir, ser traída em dois casamentos, se distanciar da filha mais nova, ser mendiga e alcoólatra, esta mulher encontrou no local a socialização, amizade e respeito que nunca teve na vida.
Estamira é consciente e sabe que é diferente. Ela sabe que perde o controle e sofre por não poder controlar a sua dor e a sua tristeza de constatar a hipocrisia do mundo e dos que a cercam. Talvez a sua chamada doença mental seja um grito de sinceridade repleto de transparência . Talvez o seu sofrimento represente a sua desistência de tentar mudar os seres humanos imutáveis, fúteis e egoístas. Ser verdadeira é ser louca. Ser espontânea é ser burra e inconseqüente. Manipular o próximo usando as suas fraquezas e vulnerabilidades parece hoje sinônimo do sucesso. Estamira não quer manipular não quer deixar de ser espontânea e sincera. Sua fúria aparece quando a sua impotência também aparece. Estamira é verdade. Estamira é o modelo do que a sociedade chama de loucura, do que a sociedade para se defender chama de insanidade mental. Mas, Estamira é o retrato da dignidade , da decepção e da descoberta do poder da manipulação e do egoísmo dos seres humanos.
O filme fala mais sobre o lixo em si, e a desigualdade e preconceito social,
que existe em qualquer lugar, ate mesmo onde não ha moralidade ou argumento para se criticar uma pessoa, e a julgar, por suas vestes, comportamento e ate mesmo por sua vida.
O filme quis nos mostrar um pouco sobre a vida de Estamira. Ela tinha uma vida muito sofrida devido o seu problema mental. Durante a sua juventude sofreu abusos.Quando o assunto era Deus ela se irritava, pois não acreditava na existência de Deus. Ela dizia ser sábia!Ela era capaz de explicar fenômenos naturais e humanos com extrema lucidez que nem pessoas que estudam conseguem explicar. Estamira era muito inteligente e odiava hipocrisia e falsidade.
ResponderExcluirEra muito respeitada e admirada por seus parceiros do lixão, de onde tirava parte do deu sustento. Estamira trabalhava no lixão e então só vivia rodeada por varios urubus naquele lugar onde passava quase o dia inteiro.
Ela ficava lá, pois era onde ela se sentia feliz e a vontade, era o lugar onde ela ficava perto dos amigos
e não se aborrecia tanto quanto se aborrecia em casa com seus familiares. Ela encontrava no lixão exemplos do disperdício das pessoas que tinham de mais e não aproveitavam, o que era bom para ela que conseguia aproveitar e se sustentar.
Enfim foi até essa conclusão que Jovana e Cassiele chegaram!!!!!
estamira e um exemplo de vida para todos nós,
ResponderExcluirapesar de ter uma deficiência mental,ela tem um pensamento e inteligência excelente, apesar de suas necessidades ela e uma pessoa feliz que consegue se manter com restos de alimentos que achamos que naõ serve mais,e as vezes se estressa em achar que deus e bom e aceita o sofrimento de tantas pessoas.
Estamira uma mulher de 63anos.Uma senhora que sofre defiência mental.Ela é assim porque na sua juventude sofreu muito ,foi estrupada,foi casada seu marido muito mulherengo então tudo isso colaborou para sua deficiência.Apesar de ser uma mulher depressiva ela revelava muitas verdades para o mundo,porém muitas pessoas não acreditava devido seu problema.Estamira uma mlher que sobrevivia com restos de alimentos catado no lixo,ela era a mais respeitada pelos seus colegas de trabalho.Ela tinha orgulho de catar lixo era uma mulher muito feliz.Também esse filme mostra a desigualdade social enquanto muitos tem muito outros não tem nada como mostra o caso da Estamira não tem nada e nem por isso ela deixa de ser feliz.O ser humano quanto mais tem que ter vendo que outros não tem nem uma boa moradia.Mostra o desperdício das pessoas as vezes temos tanto que jogamos coisas no lixo sem precisão,sabendo que existe muitas pessoas que tem necessidade das coisas que jogamos fora.Nós seres humanos temos que dá valor nossos bens materiais,porque quanto mais temos queremos ter mais ainda.Tiro esses exemplos da senhora Estamira que é uma pobre senhora.
ResponderExcluirO documentário relata as desigualdades sociais no mundo em que vivemos.
ResponderExcluirAtualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade as rendas estão mal distribuidas, não é correto algumas pessoas denominadas milionários e bilionários ganhando tudo isso em um mês e enquanto isso pessoas ,passando fome na rua, sem onde dormir, expostas a violência morando debaixo duma ponte, isso não é justo. Isso não é vida! Ninguém e melhor que ninguém, mas não é assim que as pessoas que tem melhores condições de vida pensam pois elas são arrogantes, se acham superiores melhores em relação aos outros.
Estamira mostrar a vida de muitas pessoas que não tem um lar, o pão de cada dia, e que hoje ninguém é melhor que ninguém, apenas tem uma condição de vida melhor.
O documentário de EStamira mostra que vivemos no mundo cheio de desigualdade social, principalmente no Brasil que é uma da maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na familia devido a uma série de conseqüências causada pela falta de dinheiro.
ResponderExcluirA desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para um futuro melhor, hoje vivemos ne um mundo cheio de pré-conceito racial e social com pessoas que tem melhores condições de vida achando que podem ficar humilhando o seu próximo com a falta de respeito social.
O documentário de EStamira mostra que vivemos no mundo cheio de desigualdade social, principalmente no Brasil que é uma da maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na familia devido a uma série de conseqüências causada pela falta de dinheiro.
ResponderExcluirA desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para um futuro melhor, hoje vivemos ne um mundo cheio de pré-conceito racial e social com pessoas que tem melhores condições de vida achando que podem ficar humilhando o seu próximo com a falta de respeito social.
Debora Eduardo do 1ªB dissse:
ResponderExcluir-
No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo.
Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família
devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro
sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário,
educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.
Percebemos na boca de Estamira o poder da palavra, sua indignação
diante das violências que sofreu, mas, sobretudo, o poder de criação
e resistência de seu testemunho.
Atualmente vivemos com um grande problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade,
ResponderExcluiras rendas estão mal distribuídas, nao é correto algumas pessoas denominadas milionários ,bilionários ganharem milhões em somente um mês, e pessoas passando fome na rua, sem aonde dormir, expostas a violência morando debaixo duma ponte, catando lixo, isso nao é justo,isso nao é vida!
A história de Estamira, mulher simples de vida difícil que encontra no lixão uma possibilidade de sobrevivência. Ela é uma prova de que as pessoas têm sim a capacidade de pensar e agir de forma contrária à padrão e se manterem intelectualmente ativas.
Por isso que a Sociologia não é uma ciência de apenas uma orientação teórico-metodológica
dominante. Ela traz estudos e caminhos diferentes para a explicação da realidade social.
EU PODE VER QUE NO FILME ESTAMIRA ERA INFELIZ MAIS SONHA EM AJUDAR OS OUTRO .
ResponderExcluirSE TODO MUNDO PENSASSE ASSIM O NOSSO MUNDO SERIA DIFERENTE.
Valeu apena assistir o filme porque ele nos faz ter uma visão sobre a vida que temos
ResponderExcluirfaz com que cada um valorize a vida e não queira jamais esta na situação que Estamira se encontra. Vivendo apenas do que é encontrado no lixo e perder a fé em DEUS devido ter passado por tanto coisa ruim.Retrata a história de uma mulher sofredora, que passou por vários problemas como traição e estupro e que hoje encontra refugio nos seus delírios ou até mesmo criou seu próprio mundo para amenizar a sua dor.
haleff e hendril 1°c
ResponderExcluirO filme nos ralata sobre a dificil vida de estamira.
Ela tinha a vida muito sofrida de abuso,devido a seu problema mental não acreditava em Deus,ela explicava fenõmenos naturais, de uma certa forma que pareçia saber muito mais parecendo ciêntistas estudados nos estranjeiros,ela não gostava de falsidade.ela tinha vario amigos no lixão onde passava maior parte do seu dia era onde ela conseguia seu sustento.ela se sentia feliz naquele ambiente pois ficava perto dos amigos.
obs.''Estamira'' na nossa comcepção queria ser maior que Deus pois quando chovia ou trovejava ela falava que era ela quem provocava com sua raiva ou ira.
EMILY CORREIA
ResponderExcluireste filme nos passa um pouquinho da historia da nossa sociedade. pos no mundo que nos vivemos hoje as pessoas que são de classe baixa sofrem muito preconceito a ponto de desistirem dos seus ideais.
estamira foi uma pessoa que sofreu muito com preconceito
pela sua condissão financeira vemos que desde pequena ela ja era uma pessoa que passava por sofrimentos pois quando menor ela ja havia sofrido abuso sexual por seu pai e como acontece nos dias atuais onde so vimos maldade.......
Estamira é uma Senhora que sogreu com o seu passado. Por conta do seu passado ela acabou sendo portadora da deficiência Mental, por ter sido estrupada quando era jovem. Ela perdeu a fé em Deus e passou acreditar em se própria ela diz coisas como se soubesse tudo ocontece no mundo. Ela não tem condições de se mater então todos os dias ela ía para o lixão e ela procurava o que comer, todos os dias ela sai com o saco vazio e voltava cheio. Seus filhos que moram em outra casa vai visitar-lá e quando um dos seus filhos fala de Deus ela xinganva e fala como se Deus não existesse.
ResponderExcluirO homen ao se encontrar em uma realidade como a desigualdade social, apostam que tudo poderiam se evitado se o ser supremo "Deus"os ajudasse mas nãõ param para perceber que o homen eo causador de tudo isso eo propio homen e as suas atitudes prejudicam a si mesmo porque somos oque a vida nos transforma, no filme Estamira pude observa que ela ao viver na realidade que vive julga a Deus por todos os males que lhe acontece em sua vida.
ResponderExcluir